Parte Teórica
Parte Prática
|
Este é um trabalho de conclusão do curso
de Especialização em Matemática do Instituto de Matemática da
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A proposta é mostrar as possibilidades de
utilização das telas "touchscreen" e "multi-touch" no ensino e
aprendizado da matemática, particularmente da Geometria, uma vez que
a incorporação destas telas em educação está acontecendo nos
colégios.
São verificados os principais programas de
Geometria Dinâmica com recursos de "régua e compasso eletrônicos", o
mais indicado para estes tipos de telas, onde é possível trabalhar
bastante a movimentação das figuras geométricas. Deste programas,
foram escolhidos dois (veja, ao lado) para uso em sala de aula, por
serem livres de custos e apresentarem facilidade tanto por parte do
professor para preparar suas aulas, quanto por parte dos alunos em
seu aprendizado.
Aborda-se, também, não de forma conclusiva,
pois ainda é um estágio futuro, as possibilidades de uso dessas
aplicações em telas menores, nos dispositivos móveis
(celulares, tabletPCs, Palms, entre outros), utilizando a
tecnologia Java para plataformas
menores. |