INSTITUTO DE MATEMÁTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Monografia
Geometria Dinâmica em telas "touchscreen"
Aluno
Mauro Sergio dos Santos Cabral
Orientador
Fernando Villar

Parte Teórica




Parte Prática


Este é um trabalho de conclusão do curso de Especialização em Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A proposta é mostrar as possibilidades de utilização das telas "touchscreen" e "multi-touch" no ensino e aprendizado da matemática, particularmente da Geometria, uma vez que a incorporação destas telas em educação está acontecendo nos colégios.

São verificados os principais programas de Geometria Dinâmica com recursos de "régua e compasso eletrônicos", o mais indicado para estes tipos de telas, onde é possível trabalhar bastante a movimentação das figuras geométricas. Deste programas, foram escolhidos dois (veja, ao lado) para uso em sala de aula, por serem livres de custos e apresentarem facilidade tanto por parte do professor para preparar suas aulas, quanto por parte dos alunos em seu aprendizado.

Aborda-se, também, não de forma conclusiva, pois ainda é um estágio futuro, as possibilidades de uso dessas aplicações em telas menores, nos dispositivos móveis (celulares, tabletPCs, Palms, entre outros), utilizando a tecnologia  Java para plataformas menores.