ASPECTOS


Os ângulos formados pelos planetas, cúspides das casas e outros pontos de interêsse são extremamente importantes para a compreensão de seu mapa natal.
Em astrologia,um aspecto planetário só é considerado se estiver em "orbe", isto é, se os planetas estão uns com os outros dentro de determinado número de graus. Os aspectos mais importantes a serem estudados derivam da divisão do círculo pelos divisores 1, 2, 3, 4 e 6, a saber:

360 / 1 360 (zero) Conjunção
360 / 2 180 Oposição
360 / 3 120 Trígono
360 / 4 90 Quadratura
360 / 6 60 Sextil

Astrologicamente, estes aspectos significam, resumidamente, o seguinte:

Conjunção Novo ciclo, o início
Sextil Crescimento, oportunidade
Quadratura Crise, necessidade de ação para crescer
Trígono Produtividade, expansão
Oposição Realização ou fracasso

É nas "orbes" que alguns astrólogos divergem. De fato, para algumas pessoas não há necessidade de muita precisão (divisão exata nos ângulos), já para outras, os aspectos só são sentidos numa "orbe" mais precisa. Diz-se, nesse último caso, que os aspectos são mais intensos, inconscientes, com menor livre arbítrio. Já quando as "orbes" são maiores, pode-se controlar melhor os seus aspectos. As órbitas ainda podem se classificar em:

Aplicativas Quando o planeta mais rápido aproxima-se do mais lento, ouseja, a sua orbe está menor que a do outro
Separativas Quando o planeta mais rápido está se afastando do mais lento, ou seja, a sua orbe está maior que a do outro

No primeiro caso, há algo a se desenvolver, a ser construído ou um acontecimento qualquer. No segundo caso, a realização já se fez, podendo haver mais controle, maior domínio.

Assim, com um mapa em mãos (natal, progredido, revolução solar, ...) você pode verificar os aspectos modificando as orbes, clicando o botão MAPA, ou
você pode verificar os aspectos, direções, que os planetas em 2007 fazem com este mapa de referência, clicando no botão TRÂNSITOS.




FECHAR