VOLTAR

Como memorizar números

Como lembrar dos valores de Ö 2, Ö 3, Ö 5, P entre outros números importantes na resolução de problemas matemáticos ? Se tivermos, 'a mão, uma calculadora científica ou uma tabela contendo estes valores, ótimo. E, se não tivermos disponíveis estas ferramentas, o que fazer ? Arrancar os cabelos, é claro que não.
Neste caso, a solução é sabermos, de cor, os valores desses números. Porém, como são muitos, nem sempre nos lembraremos de todos. Pior, ainda, é se, ao tentarmos nos lembrar, trocarmos os valores de alguns desses números, o que pode se tornar desastroso. Temos, então, que possuir um método para lembrarmos desses valores corretamente.

Os métodos normalmente utilizados são os processos mnemônicos, que induzem a nossa mente a nos lembrarmos mais facilmente. Esses métodos se baseiam em associações, visto que a nossa memória é ativada por reações eletroquímicas (sinapses) associadas. Assim, quanto mais forte for a impressão dessas associações em nosa mente, mais fácil nos lembraremos do que desejamos. Quanto mais insólita (absurda) a imagem mental que associamos, mais fortemente ela é gravada por nosssa mente e, desta associação recuperaremos facilmente a informação desejada. Por exemplo. Se associarmos um elefante rosa de tromba verde a um número, sempre que passarmos este elefante para a nossa mente, ele nos devolverá rapidamente o número associado.

Desta forma, vários sistemas mnemômicos foram criados para facilitar essas associações de informação. Entre estes sistemas podemos destacar o do francês Pierre Hérigone. Em 1634, ele publicou este sistema baseado na associação de consoantes aos algarismos. Assim, temos:

Algarismo Consoantes Dica de lembrar
1 T, D T tem 1 risco vertical
2 N N tem dois riscos verticais
3 M M tem 3 riscos verticais
4 R R é a quarta letra de "four"
5 L L vale 50 em romanos
6 J, G(fraco), SH, CH J parece um 6 no espelho
7 K, G(forte), C(forte) K lembra "Kacete"
8 F, V, PH(como F) f (manuscrito) tem dois laços como 8
9 P. B P parece 9 no espelho
0 Z, S, C(fraco) Z é inicial de "zero"

OBS:
a) W, H e Y ("why", em ingles) não constam da tabela
b) quando duas ou mais consoantes representam o mesmo número, elas tem sons semelhantes.

Alguns exemplos usando o método Hérigone:

1) Ö 3 = 1,732

Palavra chave: Ke Ma Nos (Que manos!)
onde: K = 7, M = 3, N = 2

Associação: em portugues, pode ser tres irmãos (manos) abraçados, em espanhol pode ser tres mãos (manos) voando

2) P = 3,1416

Palavra chave: Di Re Tas Já (Diretas, Já)
onde: D = 1, R = 4, T = 1, J = 6

Associação: o povo gritando na rua "Diretas, Já".

Obs: A parte inteira dos números citados é esperado ser de nosso conhecimento sem dificuldade.

Na vida prática podemos usar este sistema mnemônico para outras finalidades, que não sejam lembrar valores de números matemáticos importantes. É o caso, por exemplo, de decorarmos números de telefones. Seja, por exemplo, o número 5213-7046

Podemos ter:

Frase: Lindo Macaco Roxo
onde: L = 5, N = 2, D = 1, M = 3, Ca = 7, C0 = 0, R = 4, X = 6

Associação: Um macaco vestido de roxo se olhando num espelho.

É claro que estes exemplos servem apenas para ilustrar o método mnemônico utilizado, pois, na verdade, a nossa mente fica mais impregnada com as nossas próprias imagens criadas. Ao criarmos estas imagens já estamos induzindo a nossa mente a trabalharmos com ela na associação feita. Portanto, é mais forte a sua criação do que tomar emprestado as palavras ou frases criadas pelos outros. O importante, se quiser utilizar o método de Hérigone, é decorar a associação entre os algarismos e as consoantes feita por ele. A partir daí é a sua criatividade que está em jogo.

Se gostou do método, faça as suas associações para poder testá-lo 'a sua maneira
VOLTAR