VOLTAR

O valor dos pequenos números


Opine sobre esta curiosidade e contribua com outra

Muitas vezes, em nosso dia-a-dia, desprezamos os valores muito pequenos. Principalmente em nossa moeda corrente. O nosso centavo, por exemplo, muitas vezes nào nos é devolvido como troco, e aceitamos o fato com tranquilidade.
Esquecemos, porém, que a repetição de desprezar os valores muito pequenos pode resultar em valores consideráveis, dependendo do número de vezes que desprezamos esses valores.
A título de curiosidade, alguns exemplos fictícios e simulações serão apresentadas, de forma a se verificar como a repetição (multiplicação) destas açoes pode transformar pequenos em grandes números.

Exemplo 1

Uma cadeia de lojas possui "n" filiais. Para efeito de marketing todos os seus produtos são vendidos com a fração de centavos igual a 0,99. Em média, ela vende "x" ítens diariamente em cada filial. Como em "y%" das vendas ela não tem centavos para dar de troco, quanto, ao final de um ano, esta cadeia de lojas vendeu sem pagar o imposto devido?

Simulação (você pode alterar os valores)    
Nro. de filiais      Valor arrecadado
Qtde. de ítens      sem o imposto
% das vendas     

Exemplo 2

Em um banco um dos programas de processamento de dados é alterado de forma que R$0,01 seja desviado de cada transação de cobrança de taxas para determinada conta de um cliente. Sabendo-se que são desviados cerca de "x%" dessas transações e que o volume médio de transações diárias é de "y" reais, quanto é desviado em um ano?

Simulação (você pode alterar os valores)    

Volume de transações      Total Desviado
% de desvio     

Exemplo 3

Numa indústria um defeito no ajustamento de uma das máquinas de ensacar determinado produto provoca um erro de 1g a menos em cada saco de "x" Kg.
Sabendo-se que esta máquina ensaca, em média, por dia, "y" toneladas do produto, quantos sacos, aproximadamente, corresponderiam aos valores não contabilizados ao fim de um ano?

Simulação (você pode alterar os valores)    
toneladas do produto      Sacos não contabilizados
peso de cada saco(kg)     

Exemplo 4

Uma empresa resolve fazer uma doação aos pobres destinando 0,01% do valor de sua produção mensal
Como o valor de cada produto é de "x" reais e a sua produção média, diária, é de "y" produtos, qual o valor que esta empresa doa ao final de um ano?

Simulação (você pode alterar os valores)    
valor de cada produto      Valor da doação anual
Qtde. produzida     

Exemplo 5

O Governo resolve transformar em imposto uma taxa de contribuição de "0,38%" sobre todas as movimentações financeiras
Sabendo-se que em média, num determinado ano, volume de transações mensais foi de "x" reais, quanto o governo arrecadou naquele determinado ano?

Simulação (você pode alterar os valores)    
Valor das transações mensais      Valor arrecadado  

Exemplo 6

O coração do homem apresenta, em média, " x" batidas por minuto. Quantas vezes se contraiu o coração de um homem que viveu "y" anos?

Simulação (você pode alterar os valores)    
batidas por minuto      Total de batidas na vida
anos que viveu     

Se você tiver algum bom exemplo de aplicação da matemática, e que ache ser interessante envie-me, e publicarei neste site a sua contribuição identificada

VOLTAR