EXERCÍCIOS SOBRE A TEORIA DE CONJUNTOS E ARITMÉTICA BÁSICA
Fonte: Prof. Ezequias
(FATEC) Para a identificação de pacientes
com sintomas de gripe influenza A, a Anvisa (Agência Nacional de
Vigilância Sanitária) informou hoje que os voos procedentes
do Reino Unido, Espanha e Nova Zelândia também serão
inspecionados por uma equipe da agência e por médicos da Empresa
Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Inicialmente, apenas os voos vindos do México,
Canadá e Estados Unidos eram inspecionados. A decisão foi tomada
durante reunião da Anvisa com representantes das companhias aéreas,
da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero,
no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São
Paulo.
(Adaptado de:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/04/28/ult5772u3774.jhtm, Acesso
em: 09.05.2009.)
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Em um voo proveniente de Miami, a Anvisa constatou
que entre todas as pessoas a bordo (passageiros e tripulantes) algumas haviam
passado pela cidade do México.
No diagrama, U representa o conjunto das pessoas que
estavam nesse voo; P o conjunto dos passageiros; M o conjunto das pessoas
que haviam passado pela cidade do México e A o conjunto das pessoas
com sintomas da gripe influenza A. Considerando verdadeiro esse diagrama,
conclui-se que a região sombreada representa o conjunto das pessoas
que, de modo inequívoco, são aquelas caracterizadas como
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(A) passageiros com sintomas da gripe que não
passaram pela cidade do México.
(B) passageiros com sintomas da gripe que passaram
pela cidade do México.
(C) tripulantes com sintomas da gripe que passaram
pela cidade do México.
(D) tripulantes com sintomas da gripe que não
passaram pela cidade do México.
(E) tripulantes sem sintomas da gripe que passaram
pela cidade do México.
Solução: No diagrama, a região sombreada está
fora do conjunto P, logo, não representa passageiros, e sim tripulantes.
Como essas pessoas estão dentro do conjunto A e do conjunto M (dentro do conjunto interseção AÇM), então, a região sombreada representa tripulantes com sintomas
da gripe que passaram pela cidade do México (alternativa C).
(PUC) Um levantamento sócio-econômico
entre os habitantes de uma cidade revelou que, exatamente: 17% têm
casa própria; 22% têm automóvel; 8% têm casa
própria e automóvel. Qual o percentual dos que não têm
casa própria nem automóvel?
Solução: Com base nos dados, fazemos um
diagrama de Venn-Euler, colocando a quantidade de elementos dos conjuntos,
começando sempre pelo número de
elementos da interseção n(CÇA) = 8%.
Como a soma das parcelas percentuais resulta em 100%, então 9% + 8%
+ 14% + x = 100 %. Daí, vem que 31% + x = 100%. Logo, o percentual
dos que não têm casa própria nem automóvel é
x = 100% - 31% = 69%.
Uma editora estuda a possibilidade de lançar novamente as
publicações Helena, Senhora e A Moreninha. Para isto, efetuou
uma pesquisa de mercado e concluiu que em cada 1000 pessoas consultadas:
600 leram A Moreninha; 400 leram Helena; 300 leram Senhora; 200 leram A Moreninha
e Helena; 150 leram A Moreninha e Senhora; 100 leram Senhora e Helena; 20
leram as três obras; Calcule:
a) O número de pessoas que leu apenas uma das obras.
b) O número de pessoas que não leu nenhuma das três obras.
c) O número de pessoas que leu duas ou mais obras.
Solução: Começamos sempre colocando o número
de elementos da intersecção. Ao colocar o número de
elementos de um conjunto, não podemos esquecer de descontar os da
intersecção
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200 - 20 = 180 ; 150 - 20 = 130 ; 100 - 20 = 80 ; 600 - 180 - 20 - 130
= 270 ; 400 - 180 - 20 - 80 = 120 ; 300 - 130 - 20 - 80 = 70. 270 + 180 + 120 + 130 + 20 + 80 + 70 = 870 Assim:
a) O número de pessoas que leu apenas uma das obras é 270 + 120 + 70 = 460 :
b) O número de pessoas que não leu nenhuma das três obras é
x = 1000 - 870 = 130 ;
c) O número de pessoas que leu duas ou mais obras é 180 + 20 + 130 + 80 = 410 |
Dez mil aparelhos de TV foram examinados depois de um ano de uso e
constatou-se que 4.000 deles apresentavam problemas de imagem, 2.800 tinham
problemas de som e 3.500 não apresentavam nenhum dos tipos de problema
citados. Então o número de aparelhos que apresentavam somente
problemas de imagem é:
a) 4 000 b) 3 700
c) 3 500
d) 2 800
e) 2 500
Solução: Resposta na altermativa b). Observe o diagrama construído
com base no enunciado, onde I é o conjunto dos que apresentavam defeito
na imagem, S o conjunto dos que apresentavam problemas de som e N o conjunto
daqueles que não apresentavam nenhum defeito citado.

Temos que 4000 - x + x + 2800 - x + 3500 = 10000, onde x é o
números de televisores que apresentavam, ao mesmo tempo, os dois problemas
citados. Segue que x = 10300 - 10000 = 300. Então o número
de aparelhos que apresentavam somente problemas de imagem é 4000 -
x = 4000 - 300 = 3700.
Numa pesquisa sobre as emissoras de tevê a que habitualmente assistem,
foram consultadas 450 pessoas, com o seguinte resultado: 230 preferem o canal
A; 250 o canal B; e 50 preferem outros canais diferente de A e B. Pergunta-se:
a) Quantas pessoas assistem aos canais A e B?
b) Quantas pessoas assistem ao canal A e não assistem ao canal
B?
c) Quantas pessoas assistem ao canal B e não assistem ao canal
A?
d) Quantas pessoas não assitem ao canal A?
Solução: Seja o diagrama a seguir: 
Temos que 230 - x + x +
250 - x + 50 = 450.
a) O número de pessoas que assistem aos canais A e B é x
= 530 - 450 = 80
b) O número de pessoas que assistem ao canal A e não
assistem ao canal B é 230 - x = 150.
c) O número de pessoas que assistem ao canal B e não assistem
ao canal A é 250 - x = 170.
d) O número de pessoas que não assitem ao canal A é
250 - x + 50 = 250 - 80 + 50 = 220.
(PUC) Numa comunidade constituída de 1800 pessoas
há três programas de TV favoritos: Esporte (E), novela (N) e
Humanismo (H). A tabela abaixo indica quantas pessoas assistem a esses
programas.
Programas |
E |
N |
H |
E e N |
E e H |
N e H |
E, N e H |
Nenhum |
Número de telespectadores |
400 |
1220 |
1080 |
220 |
180 |
800 |
100 |
x |
Através desses dados verifica-se que o número
de pessoas da comunidade que não assistem a qualquer dos três
programas é:
(A) 200 |
(C) 900 |
(B) os dados do problema estão
incorretos. |
(D) 100
(E) n.d.a. |
Solução: No diagrama de Venn-Euler colocamos
a quantidade de elementos dos conjuntos, começando sempre pela
interseção que tem 100 elementos.
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|
Então, 100 + 120 + 100 + 80 +700 + 200 +
300 + x = 1800. Segue que, 1600 + x = 1800. Logo, o número de pessoas
da comunidade que não assistem a qualquer dos três programas
é: x = 1800 - 1600 = 200.
Assim, (A) é a opção correta. |
(PUC) Em uma empresa, 60% dos funcionários
lêem a revista A, 80% lêem a revista B, e todo funcionário
é leitor de pelo menos uma dessas revistas. O percentual de
funcionários que lêem as duas revistas é ....
Solução: Seja x o valor procurado. Desenhando
um diagrama de Venn-Euler e utilizando-se do fato de que a soma das parcelas
percentuais resulta em 100%, temos a
equação: 60 - x + x + 80 - x = 100.
Daí, vem que, 60 + 80 - x = 100.
Logo, x = 140 - 100 = 40. Assim, o percentual procurado é 40%.
(UFMG) Numa república hipotética, o
presidente deve permanecer 4 anos em seu cargo; os senadores, 6 anos e os
deputados, 3 anos. Nessa república, houve eleição para
os três cargos em 1989.
A próxima eleição simultânea para esses três
cargos ocorrerá, novamente, em que ano?
Solução: Temos que encontrar um
número que é múltiplo de 3, de
4 e de 6 ao mesmo tempo, e mais, este número deverá ser o menor
deles, ou seja, temos que encontrar o mínimo múltiplo comum
de 3, 4 e 6.

Fatorando 3 , 4 e 6 simultaneamente encontramos
22× 3. Logo, M.M.C. (3 , 4 , 6) = 12. Assim, a próxima
eleição simultânea acontecerá em 1989 + 12 = 2001.
Em uma prova de Matemática com apenas duas questões,
300 alunos acertaram somente uma das questões e 260 acertaram a segunda.
Sendo que 100 alunos acertaram as duas e 210 alunos erraram a primeira
questão. Quantos alunos fizeram a prova?
Solução: Temos que 100 acertaram as duas questões. Se
260 acertaram a segunda, então, 260 - 100 = 160 acertaram apenas a
segunda questão. Se 300 acertaram somente uma das questões
e 160 acertaram apenas a segunda, segue que, 300 - 160 = 140 acertaram somente
a primeira. Como 210 erraram a primeira, incluindo os 160 que também
erraram a primeira, temos que, 210 - 160 = 50 erraram as duas. Assim podemos
montar o diagrama de Venn-Euler, onde: P1 é o conjunto dos que acertaram
a primeira questão; P2 é o conjunto dos que acertaram a segunda
e N é o conjunto dos que erraram as duas. Observe a interseção
P1Ç P2 é
o conjunto dos que acertaram as duas questões.
Logo, o número de alunos que fizeram a prova é: 140 + 100 +
160 + 50 = 450.
Inscreveram-se num concurso público 700 candidatos
para 3 cargos - um de nível superior, um de nível médio
e um de nível fundamental. É permitido aos candidatos efetuarem
uma inscrição para nível superior e uma para nível
médio. Os candidatos ao nível fundamental somente podem efetuar
uma inscrição. Sabe-se que 13% dos candidatos de nível
superior efetuaram 2 inscrições. Dos candidatos de nivel
médio, 111 candidatos efetuaram uma só inscrição,
correspondendo a 74% dos candidatos desse nível. Qual é então
o número de candidatos ao nível fundamental?
Solução: Sejam: #(M) o número de candidatos de nível
médio; #(SÇM)
o número de candidatos aos níveis superior e médio;
#(S) o número de candidatos ao nível superior; #(F) número
de candidatos ao nível fundamental. Da
Matemática Financeira sabemos que: 74%
= 74/100 = 0,74 e 13% = 13/100 = 0,13.
Então, 0,74×#(M) = 111, segue que, #(M) = 111 / 0,74 = 150 e
#(SÇM) = 150 - 111
= 39 .
Assim, 0,13×#(S) = 39, implicando em #(S) = 39 / 0,13 = 300 . Observe o diagrama
de Venn-Euler com a quantidade de
elementos.

Temos: 300 - 39 = 261. Logo, 261 + 39 + 111 + #(F) = 700. Consequentemente,
#(F) = 700 - 411 = 289.
No último clássico Corinthians × Flamengo, realizado em
São Paulo, verificou-se que só foram ao estádio paulistas
e cariocas e que todos eles eram só corintianos ou só
flamenguistas. Verificou-se também que, dos 100.000 torcedores, 85.000
eram corintianos, 84.000 eram paulistas e que apenas 4.000 paulistas torciam
para o Flamengo. Pergunta-se:
a) Quantos paulistas corintianos foram ao estádio?
b) Quantos cariocas foram ao estádio?
c) Quantos não-flamenguistas foram ao estádio?
d) Quantos flamenguistas foram ao estádio?
e) Dos paulistas que foram ao estádio, quantos não eram
flamenguistas?
f) Dos cariocas que foram ao estádio, quantos eram corintianos?
g) Quantos eram flamenguistas ou cariocas?
h) Quantos eram corintianos ou paulistas?
i) Quantos torcedores eram não-paulistas ou não-flamenguistas?
Solução: Devemos construir uma tabela com os dados do enunciado
e as diferenças:
|
Cariocas |
Paulistas |
Totais |
Flamenguistas |
11.000 |
4.000 |
15.000 |
Corintianos |
5.000 |
80.000 |
85.000 |
Totais |
16.000 |
84.000 |
100.000 |
Com base na tabela, podemos responder todas as perguntas, levando em conta
que:
I) O conectivo "e" está sempre associado a interseção
de conjuntos e o conectivo "ou" está sempre associado a união
de conjuntos.
II) n(A È B) = n(A) + n(B) - n(A Ç B).
a) "Cruzando os dados" na tabela, vemos que o número de paulistas
e corintianos é 80.000.
b) O total de cariocas é 16.000 .
c) O total de não-flamenguistas, ou seja , corintianos é
85.000.
d) O total de flamenguistas é 15.000.
e) O número de paulistas e não flamenguista, isto é,
paulistas e corintianos é 80.000.
f) O número de cariocas e corintianos é 5.000.
g) O número de flamenguistas ou cariocas é 15.000 + 16.000
- 11.000 = 20.000.
h) O número de paulistas ou corintianos 84.000 + 85.000 - 80.000
= 89.000 .
i) O número de cariocas ou corintianos é 16.000 + 85.000 -
5.000 = 96.000.
(UFRJ - adaptado) Um clube oferece a seus associados
aulas de três modalidades de esporte: natação, tênis
e futebol. Nenhum associado pôde se inscrever simultaneamente em
tênis e futebol, pois, por problemas administrativos, as aulas destes
dois esportes serão dadas no mesmo horário. Encerradas as
inscrições, verificou-se que: dos 85 inscritos em
natação, 50 só farão natação; o
total de inscritos para as aulas de tênis foi de 17 e, para futebol,
de 38; o número de inscritos só para as aulas de futebol excede
em 10 o número de inscritos só para as de tênis.
a) Quantos associados se inscreveram simultaneamente
para aulas de futebol e natação?
b) Quantos associados se inscreveram simultaneamente
para aulas de tênis e natação?
Solução: Com base nos dados, fazemos um diagrama de Venn-Euler,
colocando a quantidade de elementos dos conjuntos, começando sempre
pelo número de elementos da interseção. Como nenhum
associado pôde se inscrever simultaneamente em tênis e
futebol, então
n(TÇF) = 0 e
n(TÇNÇF) = 0.

Observando o diagrama, temos o sistema de equações:
z + y + 50 = 85
z + y = 35
x + y = 17
z + x +10 = 38
z + x = 28
Somamdo a segunda equação com a terceira obtemos
z + x + y + y = 35 + 17
z + x + 2y = 52
Como z + x = 28, então:
28 + 2y = 52
2y = 52 - 28
2y = 24
y = 12
Substituindo na terceira equação, segue que:
x + 12 = 17
x = 17 - 12 = 5
Substituindo na quinta equação, ficamos com:
z + 5 = 28
z = 28 - 5 = 23.

Assim, a) 23 associados se inscreveram simultaneamente para aulas de
futebol e natação;
b) 12 associados se inscreveram simultaneamente para aulas de tênis
e natação.
Uma montadora de automóveis lançou no
mercado um novo veículo em três versões: a versão
simples MS; a luxuosa ML e a super luxuosa SL. Cada versão pode ser
adquirida em uma dentre três cores: azul, vermelha ou preta. Consideremos
que um consumidor escolha em primeiro lugar uma das versões (MS, ML
OU SL). E em segundo lugar umas das cores (azul, vermelha ou preta). Quais
as possibilidades de escolha?
Solução : Considerando A o conjunto das versões de
automóveis e B o conjunto de suas cores, o resultado procurado
está no produto cartesiano A×B, ou seja, no conjunto dos pares
ordenados (x , y), onde o primeiro elemento de cada par pertence a A e o seguinte
a B.

Então, as possibilidades de escolha estão no conjunto:
A×B = {(MS, azul), (MS, vermelha), (MS, preta), (ML, azul), (ML, vermelha),
(ML, preta), (SL, azul), (SL, vermelha), (SL, preta)}.